Reforce suas defesas: o que comer para ajudar sua saúde imunológica
Contribuição de Elizabeth Ward, MS, RD
Por mais que tente se alimentar bem, quando você está equilibrando uma agenda lotada, pode ser fácil sucumbir a refeições menos saudáveis. Quando isso acontece, seu corpo perde os nutrientes de que precisa, o que significa que você não está consumindo a quantidade recomendada de vitaminas e minerais.
Embora seu sistema imunológico faça o melhor para apoiar e proteger a saúde, existem algumas maneiras de sua dieta ajudá-lo - especialmente nos dias agitados em que você precisa!
Alimentação Defensiva
Certos alimentos e nutrientes desempenham um papel importante na manutenção e suporte de um sistema imunológico saudável.
Alimentos Ricos em Proteínas
As proteínas não apenas o mantêm forte e com energia. Ao lado de nosso sistema imunológico, nossos músculos, ossos, sangue e metabolismo dependem de proteínas para apoiar suas funções. Portanto, uma dieta rica em proteínas pode ter benefícios além de um sistema imunológico saudável. Mas quanta proteína é suficiente?
Boas fontes de proteína incluem carnes, aves, frutos do mar e laticínios. Se você segue uma dieta vegetariana, também pode experimentar ovos, feijão e produtos de soja. Não importa o seu estilo de vida alimentar, tente incluir opções repletas de proteínas nas refeições e lanches.
Alimentos Ricos em Antioxidantes
Algumas das melhores fontes de antioxidantes são encontradas no corredor de produtos hortifrutigranjeiros. Vitaminas E, C e selênio são alguns antioxidantes frequentemente encontrados em frutas e vegetais. Os carotenoides também têm propriedades antioxidantes - são pigmentos encontrados em frutas e vegetais amarelos, laranja e vermelhos brilhantes. Alguns carotenoides podem ser convertidos em vitamina A, que também é um antioxidante útil para a saúde imunológica.
Os antioxidantes protegem as células do corpo dos danos causados pelos radicais livres - moléculas de oxigênio instáveis formadas no corpo. Os radicais livres são responsáveis pelo estresse oxidativo, que pode danificar o tecido e ativar uma resposta imunológica. O dano do estresse oxidativo pode enfraquecer as células.
Os antioxidantes existem para ajudar a apoiar e manter um sistema imunológico forte. Você pode obter sua quantidade diária com mirtilos, cenouras, batata-doce, folhas verdes e outras frutas e vegetais de que gosta.
Leite e Outros Alimentos Ricos em Vitamina D
A vitamina D pode desempenhar um papel importante na saúde imunológica, pois vários tipos de células imunológicas têm receptores de vitamina D. A vitamina D também pode estimular a produção de células imunológicas e outros componentes do sistema imunológico.
A vitamina D é encontrada naturalmente em alguns alimentos, incluindo ovos, atum e salmão, e é adicionada ao leite e a alguns iogurtes. Se isso parece muito, é porque é! Mas os suplementos dietéticos podem ajudá-lo a atender às suas necessidades diárias de vitamina D.
de A a Zinco
O zinco é um mineral também encontrado em frutos do mar, carne de porco, carne bovina, frango e feijão. É essencial para a manutenção do sistema imunológico e também está envolvido na divisão celular, no crescimento celular e em processos que facilitam o reparo da pele. Embora seja um mineral traço - o que significa que você só precisa de uma pequena quantidade - ainda é muito versátil em seus benefícios à saúde.
Se você está procurando aumentar seus níveis de zinco, procure frutos do mar como ostras, caranguejo e lagosta, ou opções vegetarianas como feijão cozido, cereais fortificados ou iogurte.
Multivitamínicos
Poucas pessoas conseguem atender a todas as necessidades diárias apenas com a dieta, e às vezes isso pode afetar a saúde imunológica.
Tomar um multivitamínico diário que forneça uma grande variedade de vitaminas e minerais que podem ajudar você a atender às suas necessidades diárias de nutrientes que ajudam a sua saúde imunológica.
Além da comida
Exercite-se regularmente
Uma dieta balanceada ajuda muito a promover o sistema imunológico, mas outros hábitos de vida também contam. Exercícios regulares e moderados podem ajudar a fortalecer suas defesas. Estudos emergentes encontraram uma conexão entre os exercícios e a circulação das células imunológicas, o que lhes permite apoiar um sistema imunológico saudável. A atividade física também é útil para controlar o estresse que pode perturbar o sono e o sistema imunológico.
Viva Bem
Além do exercício, reserve um tempo para descansar e relaxar. As pessoas precisam de diferentes períodos de sono, mas a maioria dos adultos precisa de sete a oito horas por noite. Por último, mantenha uma boa higiene lavando as mãos. Ensaboe com água morna por pelo menos 20 segundos, especialmente antes de comer ou preparar alimentos.
Manter sua saúde é sempre importante. Cuidar de si mesmo diariamente pode ajudar seu corpo a estar no seu melhor quando você mais precisa.
Elizabeth Ward, MS, RD é escritora e consultora de nutrição especializada em nutrição familiar, saúde da mulher e controle de peso.