6 Nutrientes que talvez faltem na Sua Dieta
Contribuição de Elizabeth Ward, MS, RD
Fazemos o melhor que podemos quando se trata de nossa dieta, mas muitos de nós carecem de seis nutrientes importantes - vitaminas A, C, D e E, cálcio e magnésio. Junto com um plano alimentar equilibrado, um multivitamínico completo ajuda a atender às suas necessidades de vitaminas e minerais. Veja por que você deve tornar esses seis nutrientes parte de seu estilo de vida saudável.
1. Vitamina A
A vitamina A é encontrada em alimentos de uso diário, como leite e cereais fortificados, ovos, salmão e atum, mas algumas pessoas podem não receber o suficiente regularmente. A vitamina A ajuda a saúde ocular, acumulando-se na retina e ajudando a tornar possível ver com pouca luz.
A vitamina A também apoia a função imunológica, mantendo a integridade da pele e do revestimento do sistema digestivo, do trato urinário e dos pulmões, que ajudam a manter as barreiras físicas do corpo. Além disso, a vitamina A é necessária para a reprodução e desempenha um papel no desenvolvimento e ativação dos glóbulos brancos, que ajudam a destruir bactérias e vírus nocivos.
2. Vitamina C
Aqui está um fato pouco conhecido sobre a vitamina C: ela ajuda a formação de colágeno, um componente estrutural dos vasos sanguíneos, cartilagem, tendões, ligamentos, ossos e pele.
A função mais conhecida da vitamina C é seu papel no suporte da imunidade - suas funções antioxidantes desempenham um papel na proteção dos glóbulos brancos contra danos, e a vitamina C também pode ajudar a produção e função dos glóbulos brancos.
3. Vitamina D
A vitamina D desempenha um papel importante para ajudar o corpo a absorver e usar o cálcio para apoiar a saúde óssea e outras funções. Ele também desempenha um papel na função celular e na manutenção dos sistemas nervoso e imunológico. Seu corpo produz vitamina D quando a pele é exposta aos raios ultravioleta B (UVB) do sol. No entanto, é virtualmente impossível para muitas pessoas produzir vitamina D suficiente por uma série de razões, desde a exposição solar necessária ao envelhecimento geral.
Não há muita variedade quando se trata de alimentos ricos em vitamina D. Opções como salmão, atum e leite são ótimas fontes desse nutriente, mas poucas pessoas consomem esses alimentos em quantidade suficiente para atender às necessidades de vitamina D. É mais razoável obter a vitamina D de que você precisa por meio de uma combinação de alimentos saudáveis e um suplemento dietético completo que inclui vitamina D.
4. Vitamina E
Ela funciona principalmente como um antioxidante para proteger as células de danos devido ao metabolismo diário normal e da exposição à poluição, raios UVB e fumaça de cigarro, por exemplo. A vitamina E apoia a saúde do coração e do cérebro, bem como a função imunológica.
As principais fontes de vitamina E incluem óleo de gérmen de trigo, sementes de girassol, óleo de girassol, amêndoas e avelãs.
5. Cálcio
O cálcio oferece suporte à resistência do esqueleto ao servir como o principal componente estrutural dos ossos.
Embora quase todo o cálcio do corpo resida nos ossos, a pequena quantidade encontrada na corrente sanguínea e nos tecidos moles é extremamente importante porque ajuda a manter o ritmo cardíaco normal, a contração muscular normal e a comunicação eficiente entre as células nervosas. Se não houver cálcio suficiente disponível, o corpo pega o cálcio emprestado dos ossos para manter os níveis no sangue e nos tecidos moles.
Consumir cálcio adequado todos os dias ajuda a manter os níveis de cálcio nos ossos e pode reduzir o risco de osteoporose; um distúrbio caracterizado por ossos frágeis que são propensos a fraturas. Iogurte, leite, queijo e leite de soja fortificado ou suco de laranja são excelentes fontes de cálcio.
Conforme você envelhece, seu corpo absorve o cálcio com menos eficiência e você precisa de mais cálcio dos alimentos, suplementos ou ambos.
6. Magnésio
O magnésio não gera muita conversa, mas é um burro de carga de nutrientes. Seu corpo depende do magnésio para mais de 300 reações que incluem apoiar o corpo na produção de proteínas, produzir energia, metabolizar carboidratos, manter a comunicação normal das células nervosas, apoiar a contração muscular e manter um ritmo cardíaco regular.
Como o cálcio, o magnésio contribui para a saúde óssea; cerca de 50% do magnésio no seu corpo está no tecido ósseo. Algumas evidências científicas sugerem que a deficiência de magnésio pode ser um fator de risco para osteoporose após a menopausa
Agora você sabe como as vitaminas A, C, D e E, cálcio e magnésio ajudam na saúde, e com que frequência a maioria de nós tem falta dessas seis vitaminas e minerais importantes. Você está se esforçando para viver de forma saudável e sempre há espaço para melhorias!
Além de uma dieta balanceada, um multivitamínico completo ajuda você a obter esses nutrientes vitais - junto com muitos outros - e o ajuda a estar no seu melhor.
Elizabeth Ward, MS, RD, é escritora e consultora de nutrição especializada em nutrição familiar, saúde da mulher e controle de peso.