4 Dicas Para Uma Dieta Mais Equilibrada
Contribuição de Elizabeth Ward, MS, RD
Em um mundo perfeito, todos nós seguiríamos as orientações dietéticas sugeridas todos os dias, teríamos atividade física suficiente e nos certificaríamos de que cada noite seria preenchida com a quantidade adequada de sono reparador.
No entanto, nossas agendas lotadas podem tornar difícil obter o que é necessário para um estilo de vida saudável, incluindo vitaminas e minerais que auxiliam na sua saúde.
Na verdade, você pode se surpreender ao saber que muitos adultos não recebem o suficiente dos seis nutrientes essenciais - vitaminas A, C, D e, e os minerais cálcio e magnésio.
Um plano alimentar mais equilibrado, combinado com um multivitamínico completo, é uma ótima estratégia para aumentar a ingestão de uma variedade dessas vitaminas e minerais. Aqui estão algumas maneiras de ajudar a alcançar uma dieta mais equilibrada que se encaixe em suas rotinas diárias.
1. Inclua pelo menos cinco porções de frutas e vegetais diariamente
Quando a vida fica agitada e você está na correria, nem sempre é fácil consumir as cinco porções de frutas e vegetais de que a maioria dos adultos precisa todos os dias. Somos tentados pelo que é mais rápido, saboroso ou conveniente, especialmente quando se trata de lanches.
A boa notícia é que algumas de suas frutas e vegetais regulares podem ser mais nutritivos do que você pensa. Por exemplo, cogumelos são o único item no corredor de produtos hortifrutigranjeiros com vitamina D, e cogumelos que foram expostos aos raios UVB (os mesmos raios que vêm do sol) têm ainda mais desse nutriente vital.
Alguns produtos, incluindo vegetais de folhas verdes escuras, fornecem magnésio e cálcio. Coma uma porção de frutas ou vegetais (ou ambos!) Em todas as refeições e considere-os para lanches também. Vitaminas de frutas feitos com leite ou iogurte grego são uma ótima fonte de cálcio e uma alternativa deliciosa e nutritiva para sobremesas e lanches de alto teor calórico.
2. Coma pelo menos duas refeições de frutos do mar por semana
Frutos do mar são muitas vezes considerados a principal fonte de gorduras e proteínas "boas", mas também é uma ótima maneira de obter vitamina D, cálcio (se você comer os ossos de peixes pequenos, como sardinhas) e vitamina A - três dos seis nutrientes essenciais que as pessoas geralmente não obtêm em quantidade suficiente apenas com os alimentos.
Refeições com peixes não precisam ser elaboradas ou complicadas para serem benéficas. Você pode colher os benefícios de um sanduíche de salada de atum feito com maionese com baixo teor de gordura. Cubra uma salada verde saudável com salmão em lata cozido também.
Se você tem alergia a peixes ou frutos do mar, pode obter vitamina D de alimentos fortificados, como leite, suco de laranja e iogurte - alimentos que também contêm cálcio. Batatas-doces, cenouras e vegetais de folhas verdes escuras fornecem vitamina A.
3. Não se intimide com todos os grãos
Dietas da moda que restringem drasticamente suas calorias geralmente eliminam totalmente os grãos. Embora o consumo de carboidratos altamente refinados, como pão branco, biscoitos e guloseimas açucaradas, eleve a glicose no sangue a níveis que podem afetar a saúde do coração, alguns grãos são melhores do que outros.
Os grãos integrais fornecem vários nutrientes, incluindo fibras saudáveis para o coração.
4. Evite cigarros
Se você está tentando parar, continue assim! Quando você para, seu olfato e paladar melhoram. Os alimentos começarão a ter um sabor melhor e é provável que sua dieta melhore, ajudando você a atender às suas necessidades de vitaminas e minerais. O tabagismo também esgota os níveis de vitamina C na corrente sanguínea. De acordo com o Instituto de Medicina, os fumantes têm uma necessidade diária maior de vitamina C.
Inclua laranja, kiwi, morango ou um copo de suco de laranja para atender às suas necessidades diárias de vitamina C, seja você fumante ou não.
Dia após dia, pode ser difícil satisfazer todas as suas necessidades diárias de vitaminas e minerais apenas com a comida. A boa notícia é que, além de suas escolhas alimentares, você pode obter um multivitamínico completo que fornece uma variedade de nutrientes e ajuda a manter sua saúde geral.
Contribuição de Elizabeth Ward, MS, RD, escritora e consultora de nutrição especializada em nutrição familiar, saúde da mulher e controle de peso.